PARA ACESSAR O CONTEÚDO DE TAREFAS CLIQUE NO SEGMENTO

Título 1

Como ajudar os filhos nas tarefas escolares?

Filhos na escola, conhecimentos adquiridos, descobertas diárias, habilidades aperfeiçoadas, interação social com coleguinhas e professores. Tudo isso é um alento para qualquer pai ou mãe que acompanha a evolução da criança. Afinal, é importante que os pequenos passem por essas etapas, uma vez que o desenvolvimento de todos eles é estimulado por meio de tais aspectos. Mas o que falar das tarefas escolares? Elas são tranquilas para vocês ou representam um bicho de sete cabeças?

Bom, não é pequeno o número de adultos que ficam sem saber como conduzir as tarefas escolares das crianças. Existem muitos fatores envolvidos, desde a falta de tempo e cansaço depois de um dia inteiro de trabalho e afazeres domésticos; até a carência de uma didática que possibilite o entendimento da criança ao que se pede.

Para não acontecer momentos de indecisão e incertezas na hora de explicar ou ajudar os pequenos nas tarefas escolares, vejam abaixo algumas dicas que temos para vocês. É preciso ressaltar que elas não são a solução para os problemas que vocês podem enfrentar com seus filhos, mas tendem a esclarecer alguns pontos fundamentais na hora de sentar junto com eles e fazer os exercícios. Estão prontos? Então vamos.

Horários fixos para a realização de tarefas

Estabelecer um horário para ajudar a criança a realizar suas obrigações escolares é importante, pois cria disciplina não só nos pequenos, mas nos pais também. Dedicar-se diariamente a esses afazeres tende a mostrar para as crianças que o dia deve ter hora para brincar, descansar e estudar. Uma hora ou uma hora e meia são excelentes, a depender do tipo de tarefa solicitada.

Pesquise junto com a criança e ensine como fazer

Antigamente, era comum nossos pais e mães recorrerem às enciclopédias, livros e revistas para procurar por algum tema, por exemplo. É bem verdade que nem todas as casas contavam com essas fontes, o que impossibilitava a realização das tarefas escolares fora da instituição.

Hoje em dia, muitas pessoas já contam com o acesso à internet. Em poucos cliques é possível acessar materiais diversos. Esse avanço da tecnologia favoreceu completamente a busca por informações. Sentem com seus filhos e realizem a pesquisa juntos. Isso tende a ensiná-los como acessar as fontes confiáveis com precisão.

Utilize objetos lúdicos

Aprender brincando é sempre uma ótima pedida. Sendo assim, você pode utilizar objetos que tendem a despertar a atenção do pequeno para as tarefas escolares. Equipamentos eletrônicos estão incluídos, pois contam com programas específicos voltados para a educação. Softwares criados para alfabetização e questões mais ligadas a matemática já podem ser encontrados para download e/ou compra.

Guarde jornais e revistas

Exemplares de jornais e revistas são importantes para serem guardadas, pois eles serão utilizados em tarefas escolares de corte e recorte de gravuras, palavras e outros itens solicitados nos exercícios. Sabia que essas atividades são ideais para aperfeiçoar a coordenação motora das crianças? Pois é, mais um motivo para não descartar aquelas revistas que já foram lidas.

Tenha paciência

É fundamental que vocês tenham paciência ao explicar ou ensinar as tarefas escolares. Lembre-se que as crianças contam com os professores dentro de sala, mas em casa elas só podem ter o apoio dos adultos. Se vocês agirem com rispidez ao perceber que os pequenos não conseguem aprender de imediato, provavelmente eles vão se irritar ou ficar com medo de tirar alguma dúvida. Isso não é nada bom, tendo em vista que a criança vai tentar agilizar os afazeres para se ver livre desses exercícios.

Escolha um ambiente tranquilo

Nada melhor que um lugar calmo e longe de estímulos exteriores que tendem a atrapalhar a concentração na realização das tarefas escolares. É importante que televisores e rádio estejam desligados pelo menos nesse período.

 

Luciana Brites

 

link: https://neurosaber.com.br/como-ajudar-os-filhos-nas-tarefas-escolares/